(11) 99257-0917

Documentos agora podem ser assinados digitalmente e gratuitamente pelo gov.br

laptop, office, hand-3196481.jpg

Siga nosso instagram @Neohube

Documentos podem ser assinados digitalmente e gratuitamente pelo gov.br nível prata ou ouro.

O gov.br oferece assinatura eletrônica gratuita em meio digital com a mesma validade dos outros métodos.

Com essa ferramenta, o brasileiro não precisa obter o Certificado Digital e nem assinar o documento físico, já que o documento que requer assinatura pode ser compartilhado no sistema do governo e assinado pelo interessado.

A assinatura pode ser usada entre pessoas físicas e jurídicas, valendo até para documentos relacionados à transferência de veículos entre lojistas e proprietários e mais.

### **Como utilizar a assinatura digital pelo gov.br**

O primeiro passo para fazer sua assinatura digital pelo gov.br é possuir uma conta na plataforma em nível prata ou ouro. (O nível prata pode ser obtido com internetbanking, e o nível ouro com título de eleitor ou CNH.

O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo **[site](https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=www.gov.br&authorization_id=185ded93fc5)** ou aplicativo. Para obter o selo prata ou ouro, o brasileiro deve validar a conta por biometria facial no aplicativo gov.br ou por meio dos dados disponíveis em bancos credenciados, que geralmente solicitam a permissão para envio de comunicados e notificações, pois a confirmação é feita por SMS.

Na tela de “Assinatura de Documento”, basta escolher o arquivo em seu computador que deseja assinar e subir o arquivo. O documento deve estar no formato .doc, .docx, .pdf, ou .odt.

Com o documento já em sua tela, clique em “Assinar digitalmente” para validar a assinatura utilizando a opção “usar gov.br”.

Uma ajuda e tanto né? Mas saiba que com o certificado o processo é mais simples ainda é não precisa usar os sistemas do governo, quer saber como ter seu certificado digital? Deixe nos comentários.

#contabilidade #certificadodigital #dica #empreendedorismo #empreendedorismofeminino #advogado #tecnologia #design