Use este processo para emitir uma guia de INSS de um contribuinte que não possua carteira assinada e não seja sócio ou tenha CNPJ (MEI ou outro tipo de empresa).
Antes de começar você deve saber o mês que deseja emitir e também o salário minimo daquele mês. Exemplo se estamos em dezembro, devemos emitir a guia de pagamento de novembro (11/202X), para isso você deverá saber o salário mínimo daquele mês.
Você deverá informar o salário mínimo ou um salário maior que o mínimo – quanto maior o salário maior será seus benícios no INSS, porém maior será o valor de contribuição.
Para saber o salário mínimo atual ou de alguma data do passado clique neste link e veja os valores http://www.ipeadata.gov.br/ExibeSerie.aspx?serid=1739471028 ou neste outro link https://portal.trt3.jus.br/internet/servicos/valores/salario-minimo
Acesse o site https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-gps-para-pagamento-de-contribuicoes-previdenciarias
Então clique em Iniciar

Um novo site será aberto, agora você deve selecionar a opção Contribuintes Filiados a partir de 29/11/1999, só selecione a opção anterior a esta caso o contribuinte tenha nascido antes de 1975.
Após clicar nesta opção, informe o número do PIS OU NIS, você consegue acessar este número no cartão cidadão, carteira de trabalho física, ou no MEU INSS, consultando seu cadastro.

Confirme se o nome do contribuinte está correto.

Informe o mês da contribuição e digite o salário mínimo ou o salário maior que o mínimo para cálculo da sua contribuição. Aqui você pode cálcular quantos meses desejar, caso seja varios meses ou apenas um mês, informando um mês e salário em cada linha e campo.

Antes de confirmar, você deve selecionar o código de pagamento, ou seja o formato de contribuição, sendo:
1007 – Contribuinte individual – Recolhimento mensal: Esta opção gera a contribuição de 20% sobre o salário informado e garante APOSENTADORIA POR IDADE E TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO.
1163 – Contribuinte individual – Opção 11%: Esta opção gera a contribuição de 11% sobre o salário informado e garante a APOSENTADORIA APENAS POR IDADE.
Em qualquer das opções é garantido auxílio doença ou aposentadoria por invalidez ou doença.

Agora você deve confirmar e então verá a tela abaixo para selecionar o mês ou meses digitados e então clique em gerar GPS.

Pronto, sua GPS – Guia da previdência social está disponível para pagamento.

Este processo pode ser repedido sem prejuízo e não gerará divida com INSS, assim caso não faça o pagamento, um mesmo mês pode ser reemitido várias vezes.
Tem dúvidas ou precisa de ajuda? Fale com o time da Neohube clicando aqui.